Quantcast
Channel: A Menina da Janela
Viewing all articles
Browse latest Browse all 85

Já que precisamos ficar em casa… bolinhos de chuva!

$
0
0

Alguém algum dia me contou que os bolinhos de chuva têm esse nome porque as mães e avós faziam quando estava chovendo e as crianças não podiam brincar lá fora. Se é verdade ou não, não sei… mas duvido que haja alguém que não tenha uma memória afetiva gostosa com esses bolinhos.

Bolinhos de chuva

Pra mim eles tem cara de tarde de domingo chuvoso, quando a tia Ná vai sozinha pra cozinha e minutos depois ressurge com uma bacia de bolinhos. Ou de quando tá todo mundo curtindo preguiça no sítio e a Mariinha surge também com uma bacia deles “pra tomar um cafézinho”.

Nesse período de isolamento, relembrei dessa história do nome e deu aquela vontade de fazer. Bolinhos pra nos consolar, já que não podemos brincar lá fora. Eles são super fáceis de fazer e tem ingredientes que a gente realmente costuma sempre ter em casa. Vamos aprender?

Receita de bolinhos de chuva

Peguei a receita que vi no O Chef e a Chata e dei umas pequenas adaptadas, comparando com outras receitas que achei na internet.

Ingredientes

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 5 colheres de sopa de açúcar
  • 1 ovo
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • Entre 120 e 150mL de leite
  • Óleo pra fritar
  • Açúcar e canela para “rolar” os bolinhos

Modo de fazer

Ingredientes bolinho de chuva

Fazer os bolinhos de chuva é realmente fácil, olha só:

  • Misture a farinha, o açúcar e o fermento em uma bacia – eu, como boa fã de canela que sou, coloquei uma pitadinha na massa também;
  • Acrescente o ovo e misture (quebre ele em um potinho separado pra caso esteja estragado, ok?);
  • Por fim, vá colocando o leite aos poucos e misturando. A massa precisa ficar molinha o suficiente pra você conseguir “pingar” da colher, mas não pode ficar muito líquida também… Coloque leite até perceber que a massa ficou um pouquinho mais dura que uma massa de bolo;
Massa de bolinhos de chuva
  • Esquente o óleo para fritar – precisa ser o suficiente pros bolinhos boiarem. Por aqui, usei uma panela pequenininha pra não gastar tanto.;
  • Agora é hora de fritar! Pegue a massa com uma colher de sopa e “pingue” no óleo quente com a ajuda de uma outra colher. Pra ajudar a não ficar grudando tanto, você pode molhar as colheres em óleo também 😉

(O ideal é fazer bolinhas, mas pelos vídeos que vi parece que não é tão fácil quanto as avós fazem parecer… então tá tudo bem se o seu sair tipo o meu: aliens de chuva, cisnes de chuva, sapos atropelados de chuva… a brincadeira também pode ser identificar que forma é aquela 😅)

Por fim, é só rolar seus bolinhos no açúcar com canela (e servir numa bacia, pra seguir a tradição hahah)

Bolinhos de chuva

Super fácil, né? Confesso que só estava com medo da parte de fritar – eu sou a pessoa que morre de medo até de fritar ovo – mas deu tudo certo e achei muito tranquilo.

Agora me contem vocês: como tem passado por essa quarentena? Por aqui estamos tentando variar nas receitas pra não enjoar de nada muito rápido e acabo usando isso como uma distração também.

E vocês, já testaram alguma comidinha nova esses dias? Mandem receitas! Hahahah

Bolinho de chuva

Fiquem bem e se cuidem, viu? Logo logo tudo isso passa e poderemos ficar perto de quem a gente ama de novo ❤

O conteúdo Já que precisamos ficar em casa… bolinhos de chuva! aparece primeiro em A Menina da Janela.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 85